Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.
Gálatas 1:10 ARA
Em nossas vidas nos reportamos e prestamos conta de várias ações que realizamos a muitas pessoas. Quando criança devíamos prestar contas de nossas ações a nossos pais e também a outras pessoas da família cuja responsabilidade estava sobre nós, ou, em alguns casos, a tutores que nem familiares eram. E até hoje, mesmo adultos, devemos honrá-los. Na escola, tínhamos as professoras e devíamos prestar conta sobre as lições passadas e sobre tudo o que nos fora ensinado. Realizávamos provas e mais provas como prestação de conta desse aprendizado. Na fase adulta encontramos trabalho, casamos, constituímos família e em cada uma dessas fases temos pessoas sob nossa responsabilidade, mas também temos pessoas as quais devemos prestar conta de nossas ações. E até achamos que antes os nossos líderes eram nossos pais, tutores, professores, etc., e agora o líder somos nós. Do ponto de vista funcional ou prático esse pensamento é válido. Mas se você é cristão, o verdadeiro Líder, sob todos os aspectos, é Jesus Cristo.
A compreensão de quem realmente é nosso líder é vital para as decisões que tomamos. Fomos designados por Deus, mas vivemos sob a autoridade terrena de um líder humano.
Às vezes o líder humano pode pedir que façamos algo conflitante com o que deseja o nosso Líder celestial. Quando isso acontece, a quem devemos obedecer?
Em situações como essa temos, pelo menos, duas maneiras de tomar decisão: na leitura, conhecimento e entendimento da Palavra de Deus e na oração.
Na Palavra de Deus estão registradas todas as situações consideradas como algo antiético, imoral, ilegal ou conflitante com os valores de Deus. Vale a pena exercitar a leitura todos os dias, para estar preparado em dia oportuno.
E, mesmo que a situação não seja conflitante com os valores de Deus, a oração fará você ter entendimento daquilo que o seu Líder deseja.
Assim, precisamos ter certeza se estamos mais preocupados em ter o aplauso do homem ou o aplauso de Deus?
Você está preparado para abrir mão de uma grande venda, de um emprego de prestígio e bem pago, visando acatar a decisão final do seu Líder? Muitas vezes seguir a Deus requer grandes sacrifícios.